A dica para as praias do Ceará é a seguinte: se você for na aventura como nós fomos (sem destinos e sem passeios programados) ligue no hotel que você vai ficar e pergunte sites e telefones de empresas de turismo.
Nós chegamos lá a noite, na verdade de madrugada (sabe como é passagem promocional, né :P) e a gente preferiu chegar nesse horário para de manhã cedinho já estar lá. Lá mesmo no hotel tinham muitos folders com preços dos passeios e sugestões de pacotes. Nós escolhemos o do dia seguinte na hora. Gostaríamos muito de ter ido a Jericoacoara, pois ela é considerada uma das mais belas praias do mundo. Mas não deu, a praia é muito distante de Fortaleza e só tinha passeios para dormir lá. Tínhamos só dois dias na cidade.
Todas elas são mais de 100 km de Fortaleza: Jeri, Mundaú, Lagoinha, Canoa Quebrada... nós pegamos um passeio que incluía: Praia das Fontes, Centro das Rendeiras e Morro Branco. No outro dia pegamos um passeio para Lagoinha. Confiram um pouco dos nossos passeios:
Abaixo um vídeozinho da nossa caminhada em Fortaleza até a feirinha. I love feirinhas de artesanato! Lá tinha cada bordado que era uma coisa de lindo...
Inclusive, no ônibus de turismo, quando estávamos indo ao Centro das rendeiras, próximo ao local, a guia comentou: ” Elogiem o trabalho delas, mesmo que não comprem nada”. Achei desnecessário o comentário decorado que ela deve repetir pelo menos 3 x ao dia em todos os percursos com os turistas. Acredito que não seja assim que vamos valorizar o artesanato brasileiro. Primeiro de tudo, brasileiro tem que aprender a gostar do que o próprio país produz. A arte do bom gosto é para poucos. Certamente para quem sabe a diferença de ter uma mesa linda e bem posta decorada com uma legítima toalha das rendeiras de Fortaleza ou de outro lugar que seja. Nisso os gringos são bons, compram mais que nosso povo. Sinto pena pela falta de valorização, que ao meu ver, ficou explícita com o que a guia disse em alto e bom som, literalmente, pois havia um microfone para garantir que todos ouvissem bem. Eu, particularmente, gosto dos produtos não por caridade, mas por admirar a beleza, inteligência e minuciosidade aplicadas nas confecções.
Pausa do passeio para ir á praia de Lagoinha:
Em Lagoinha:
Fique por dentro de algumas gírias:
Se você não é nordestino e quer imitar os turistas não seja mais um turista que aprendeu com as novelas! A "Du carmo´" de sra. do destino e outras, são uma farsa! Aprenda mais sobre algumas verdadeiras gírias e seu uso:
"Arretado"- Pode ser bom ou ruim. Foi arretado! = Foi bom! Fiquei arretado = Fiquei com raiva!.
"Alesado". (Lesado para nós tem o mesmo sentido de enganação que vocês conhecem, mas com a na frente muda. Alesado = abestado).
Não se diz arretado de bom, pois ser simplesmente "arretado" já é ser o máximo do bom. Pode ser usado também para expressar raiva, ex. "fiquei arretado (a)!".
Botar boneco: colocar empecilho, frescura.
Vou lembrar mais e trago nos próximos posts, ok? kkkkk #nordestincansada
bjoss
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por nos visitar!